Para o jovem que almeja conseguir sua primeira vaga de emprego no mercado de trabalho, uma grande oportunidade é o Jovem Aprendiz CIEE, que poderá render a ele o sucesso em sua carreira.
O programa Jovem Aprendiz teve sempre como seu objetivo, ajudar o jovem na jornada de se inserir no mercado de trabalho. Com isso, empresas grandes e médias, tem como obrigação contratar jovens para ser seus colaboradores. Tendo em vista proporcioná-los, tudo o que a lei impõe, como por exemplo, uma qualificação profissional.
Existe uma porcentagem de contratação que é exigida pelo programa, que é de 5% e 15% sob a quantidade total de colaboradores. Pequenas empresas ou microempresas não tem a obrigação de contratar aprendizes, mas podem contratá-los caso desejarem.
Vagas Aprendiz CIEE
As duas empresas responsáveis por colocar em prática o programa nas empresas, hoje são parceiras e juntamente a parceria do CIEE e da Fundação Roberto Marinha, é que foram disponibilizadas as vagas de Aprendiz CIEE.
Sendo o CIEE responsável em auxiliar na aprendizagem teórica de jovens contratados a Fundação Roberto Marinho é responsável pelo material didático, metodologia pedagógica e também pela formação dos professores.
Quais são as empresas que podem fazer contratação de aprendizes?
Para contratá-los, a empresa deve ter, ao menos, 7 funcionários. Seja empresas publicas ou privadas.
O contrato pode ter duração de até 2 anos e não pode continuar depois desse tempo.
Requisitos Jovem Aprendiz CIEE
O programa tem como objetivo, dar uma chance de trabalho a jovens que não possuem experiência profissional. Para isso, eles precisam estar de acordo com alguns requisitos, portanto veja:
- Ter entre 14 e 24 anos;
- Estar matriculado e estudando no Ensino Médio;
- Não possuir registro em carteira;
- Jovens com qualquer deficiência não possuem limite de idade.
Benefícios que recebe o Aprendiz CIEE
Alguns benefícios são proporcionados para o Jovem Aprendiz CIEE. Portanto os conheça:
- Salário mínimo;
- Auxilio acidente e doença;
- 13º salário;
- Aposentadoria por invalidez;
- Vale-transporte;
- INSS;
- Férias;
- Carga horária de 4 a 6 horas por dia;
- Registro na carteira;
- Contrato com duração de até 2 anos.
Caso o empregador deseje oferecer mais benefícios aos jovens, como vale-alimentação e refeição, assistência médica e odontológica e seguro de vida, ele pode.
Como fazer sua inscrição?
É necessário primeiramente cadastrar seu currículo no site do CIEE. Em seguida,clicar na opção “Estudantes”, e se cadastrar. Logo após, no e-mail no inscrito chegará diversas oportunidades de aprendizados podendo se inscrever na que desejar.
Após a empresa selecionar o candidato que deseja, ela informará ao CIEE o momento que se iniciará o contrato e as informações pessoais do jovem. Dessa forma o CIEE providenciará a Declaração de Matricula no Programa de Aprendizagem.
O aprendiz deverá portanto, retirar a declaração na unidade do CIEE, devendo ter em mãos o certificado que comprova conclusão do Ensino médio, CPF e RG.