Sabemos que o jovem tem o objetivo de alcançar sua independência financeira, mas há certa dificuldade para ele, devido a sua falta de experiência. Mas o que muitos não sabem, é que existe uma lei que auxilia o jovem a conquistar a sua primeira vaga de emprego. Essa é a Lei da Aprendizagem que juntamente ao Programa Jovem aprendiz dá essa oportunidade aos jovens.
O cargo de Jovem Aprendiz é além de um trabalho comum, pois com ele o jovem pode saber mais sobre as funções de diferentes profissionais, adquirindo experiência, qualificação para todas as áreas da sua vida. Além disso, ele inicia no mercado de trabalho mesmo diante de toda a exigência, podendo ainda ter uma formação Técnica. Após o contrato vencer, o jovem pode ser efetivado pela empresa.
Como já mencionamos, além de uma vaga de emprego, o jovem terá qualificação teórica, técnica e pratica proporcionada pela empresa. Além disso, o registro na carteira de trabalho e todos os direitos e benefícios como empregado, fatores previdenciários, contribuição familiar e um salário mínimo.
Se deseja ser um Jovem Aprendiz, saiba que precisa preencher os requisitos solicitados. Portanto, veja quais são:
- Ter entre 14 e 24 anos;
- Ter finalizado ou estar estudado o Ensino Fundamental ou Médio;
Efetue a sua inscrição para o Jovem Aprendiz
É necessário que o jovem tenha vinculo com alguma organização que ofereça o programa de aprendizagem. No período de contrato ele terá a formação extra e ainda que esteja matriculado no ensino convencional poderá fazê-los juntos. Além disso, poderá ser contratado pela empresa e organização, tendo a garantia da remuneração, previdência e registro.
Atente-se ao período de inscrições. Caso ache alguma vaga em que se encaixe, se inscreva para ser um Jovem Aprendiz. As vagas são oferecidas por empresas conveniadas ao programa.
Os jovens que foram chamados para o processo seletivo, será contratado pela empresa. Boa sorte!